O que os pais precisam estar atentos para evitar.
A cárie pode ser evitada desde os primeiros dias de vida e mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes.
Para evitá-la é fundamental os pais receberem informações sobre a correta higiene oral do bebê e da criança nas sua diferentes fases de dentição. Também é importante realizar visitas ao dentista desde os primeiros anos de vida.
A infância é o período mais propício para estabelecer hábitos saudáveis de saúde bucal pois este período é a época em que ela está mais suscetível à cárie precoce da infância.
Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, o problema não está relacionado apenas à alimentação rica em açúcar e a hábitos inadequados de higiene bucal, mas também a uma bactéria chamada Streptococcus mutans. Esta bactéria existe dentro da boca de cada pessoa com cárie e é transmitida para o bebê pelo uso de talheres/copos/alimentos compartilhados e pelo hábito de “selinho” entre os pais e bebês, onde há contato do bebê com a saliva infectada.
Os pais costumam esperar o aparecimento de todos os dentes de leite para iniciar os hábitos de higienização da boca e levar os filhos ao dentista. Esta atitude está equivocada e propicia que os pais sejam pegos de surpresa pela cárie no bebê.
Além disso, alimentação pastosa, rica em açúcar e a MAMADEIRA NOTURNA deixam resíduos que podem multiplicar bactérias na boca, prejudicando a cavidade oral antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes.
A melhor forma de evitar a cárie é procurar o dentista e receber informações sobre prevenção e sobre a forma correta de limpar a boca das crianças, mesmo que a alimentação oferecida seja apenas o leite materno e mesmo antes de ter algum dente em boca.
Receba todas as informações de cuidados odontológicos para o bebê, antes mesmo ou logo após o seu nascimento!